Pós-graduação
Página do cursoA estrutura de pesquisa no DEPSI contempla a existência e funcionamento de diversas Bases de Pesquisa. Nelas, professores-pesquisadores fazem a nucleação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além disso, promovem discussões teóricas, conceituais e metodológicas que subsidiam as pesquisas realizadas. No momento, o Departamento possui 10 bases de pesquisa, cujas informações podem ser obtidas a seguir:
Esse grupo está vinculado ao Departamento de Psicologia da UFRN, desde 2000, desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de Psicologia da Saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento científico e profissional de alunos e pesquisadores, coordenado pela Profª. Drª. Eulália Maria Chaves Maia (líder do grupo), e a Profª. Drª. Neuciane Gomes da Silva (vice-líder). Os demais pesquisadores que compõem essa base são vinculados a diversos departamentos da UFRN e de outras instituições nacionais e internacionais (Ver home page http://ufrngeps.wix.com/home). A equipe que participa desse grupo são pesquisadores com larga experiência no exercício profissional e que tem como premissa possibilitar o desenvolvimento de estudos que orbitassem em torno do referencial teórico-metodológico sobre Psicologia e Saúde. Nossa filosofia baseia-se no modelo de saúde em que a visão biopsicossocial do indivíduo é salientada. Sua meta prioritária é o compromisso com Humanização da Saúde, Ética e Desenvolvimento Humano em toda a sua dimensão. Pretende-se através das vinculações estabelecidas com profissionais da UFRN e de outras instituições, desenvolver projetos de pesquisas em conjunto, haja vista que as universidades devem ter como parâmetro o cultivo da produção do conhecimento a partir de uma fundamentação teórico-metodológica.
Em ação contínua desde meados da década de 1980, o Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente (GEPA) se dedica ao ensino e à pesquisa na área das relações humano-ambientais, em suas dimensões psicológica, social e ecológica. Visamos a desenvolver teórica e metodologicamente a área das relações pessoa-ambiente, seja como subdisciplina da Psicologia (Psicologia Ambiental), seja como campo de estudos e intervenções pluri-disciplinares, envolvendo áreas como Antropologia, Arquitetura, Direito, Ecologia, Educação Ambiental, Geografia e Urbanismo. Atuamos na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da UFRN, realizando pesquisas e lecionando disciplinas nos cursos de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. Os integrantes do grupo (estudantes de graduação voluntários, bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pesquisadores, orientadores ou docentes) se engajam ativamente em pesquisas que se integram às redes internas e externas de cooperação na área. Entre os temas de ensino e pesquisa encontram-se: apego ao lugar, avaliação pós-ocupação, comportamento sócio-espacial, compromisso pró-ecológico, cuidado ambiental, escalas espaciais e temporais, , experiência temporal nos/dos ambientes, fontes renováveis de energia, mudanças climáticas, percepção ambiental, representação mental de ambientes, sustentabilidade, e usos da cidade. Nossa produção é divulgada em âmbito nacional e internacional, com participação em comunicações, mesas redondas e simpósios em congressos, publicação de artigos, livros e capítulos de livros. No Brasil temos tomado parte das iniciativas das Associações Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) e em Psicologia (ANPEPP - Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental), com cujos integrantes temos atuação em rede. Internacionalmente, temos estado presentes em eventos importantes, como os congressos da International Association for People-Environment Studies (IAPS) e da Associação de Psicologia Ambiental de Espanha e Portugal, além de coordenarmos a Rede de Psicologia Ambiental Latino-Americana (REPALA, uma lista de discussão pela internet). Nossas parcerias de pesquisa com outros países incluem os estágios doutorais de alguns dos nossos alunos.
Constituído no ano de 1995, o GPM&E tem como proposta congregar pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em seus diversos níveis, em torno de uma identificação de ordem teórico-metodológica comum, com a teoria social marxiana. A opção teórico-metodológica também impõe tanto o tratamento de um amplo espectro temático nos projetos, envolvendo colaboradores e estudantes das mais diversas formações, quanto uma busca de sintonia com as questões sociais mais relevantes, expressa na produção científica do grupo. Atualmente grupo é coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Yamamoto, a Profª Dra. Isabel Fernandes, a Profª Dr. Ilana Lemos Paiva e o Prof. Dr. Pablo de Sousa Seixas. O GPM&E é reconhecido nacionalmente devido, principalmente, a seus estudos sobre a Psicologia e as políticas sociais. Além disso, o tema “profissão de psicólogo” é recorrente nas análises do grupo, fazendo levantamentos sobre questões relativas atuação profissional, formação de psicólogo e inserção no mercado de trabalho.
Para mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0233355729451210
E-mail: gpme.ufrn@gmail.com
Somos um grupo dedicado ao estudo e à pesquisa sobre o trabalho, formalmente cadastrado no CNPQ e na PROPESQ-UFRN. Utilizamos operadores e constructos teóricos oriundos de perspectivas psicossociais, ergonômicas, sócio-culturais e filosóficas. Nossa missão é contribuir para o avanço da psicologia das organizações e do trabalho (POT), tanto no sentido da pesquisa, como no do ensino e da extensão. Como desafio, nos colocamos a meta de articular saberes, estimular a integração e a interlocução saudável entre eles, tendo em vista o propósito de potencializar situações e disponibilizar recursos para o poder de agir dos sujeitos, coletivos de trabalho e organizações. O grupo estrutura-se em seis Núcleos de Pesquisa e Orientação (NPOs), diferenciados com base em temáticas e abordagens teórico-metodológicas. A divisão em Núcleos, porém, não significa a inexistência de sobreposições e pontos de contato. Tal diversidade reflete-se em eixos de interdependência entre os membros do GEPET. O principal ponto de interdependência é o trabalho. O grupo busca articular diversos ângulos de análise sobre esta categoria fundamental da constituição e do desenvolvimento psicossocial do sujeito. O trabalho é compreendido como um fenômeno plurideterminado, inscrito em diversas instituições e num contexto sócio-histórico e cultural específico. Um segundo ponto de interdependência é a compreensão do trabalho como atividade humana, fator de mediação semiótica entre sujeitos e seu contexto, notadamente o contexto representado pelos ofícios e pelas ocupações. Partimos do pressuposto de que tais contextos dispõem recursos à ação/desempenho dos indivíduos, na forma de gêneros e instrumentos para o agir. Nossos interesses mútuos de pesquisa envolvem o desafio de superar as situações que impedem/bloqueiam o agir dos sujeitos no trabalho, repercutindo em sua saúde e desenvolvimento. Um terceiro ponto de interdependência é a preocupação em patrocinar discussões sobre tópicos meta-teóricos e metodológicos implicados na utilização de novas abordagens de pesquisa e intervenção nos contextos de trabalho. Para mais informações, clique aqui
O Grupo de Estudo Subjetividade e Desenvolvimento Humano – GESDH tem como principal interesse o estudo da subjetividade humana no campo da psicologia clínica. Duas perspectivas teóricas embasam os estudos do grupo: Fenomenologia e Psicanálise. O que norteia o trabalho do grupo, na diversidade de suas contribuições, é uma visão ampla da clínica psicológica, que não diz respeito a um lugar, à clientela, ao regime de trabalho, a uma modalidade específica de intervenção. O que define a clínica psicológica como clínica é a sua ética: comprometida com a escuta do interditado, do que não pode se mostrar e ser nomeado e com a sustentação das tensões e dos conflitos. No contexto da pesquisa, a inquietação com a fragmentação e o desamparo sócio-ético-político da humanidade no mundo contemporâneo impõe desafios ao pesquisador. No campo da clínica, o sofrimento psíquico e os modos atuais de subjetivação são os focos de pesquisa, o que requer tematização de sentido, buscando suscitar questionamento, e romper com a estrutura de significância naturalizada; sendo assim, as pesquisas têm sempre um caráter interventivo. Linhas de Pesquisa adotadas no grupo: Processos psicossociais e subjetividade: desenvolve estudos acerca da autodestrutividade e das práticas clínicas em instituição; Intervenção terapêutica e relações familiares: estudos das relações pais-filhos e modos de intervenção; Psicanálise aplicada: estudos das relações da psicanálise no campo da clinica, da educação, dos dispositivos de saúde mental, assistência social, etc. Professores permanentes: Elza Dutra (Líder), Suely Holanda (Vice líder), Cynthia Medeiros, Symone Melo. Dia e Local de funcionamento: LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA, às sextas-feiras, das 8:30 às 11:30 h, Sala 625.
Contatos: elzadutra.rn@gmail.com cynthiamedeiros@yahoo.com suelyholanda@supercabo.com.br symelo@gmail.com
O Grupo está ancorado em quatro linhas de pesquisa: Linha 1: Saúde Mental e Atenção Psicossocial no SUS. Discutir os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental em articulação com o SUS, as práticas de cuidado e formação na Rede de Atenção Psicossocial; analisar a estruturação, funcionamento dos serviços e processos de gestão em saúde mental; investigar a articulação entre modos de subjetivação, ambiente, desigualdades sociais e saúde mental entre populações do campo e da floresta. Linha 2: Modos de vida, território e relações de gênero em contextos de pobreza. Realizar investigações que articulem as relações de gênero com as categorias modos de vida e território em contextos de pobreza, com foco nas estratégias produzidas no cotidiano por homens/mulheres em situação de vulnerabilidade social e suas relações com as políticas de enfrentamento à pobreza no âmbito da transferência e/ou geração de renda; investigar a atuação de coletivos e indivíduos nos movimentos sociais rurais. Linha 3: Psicologia: formação e atuação profissional no campo das Políticas Públicas. Discutir os percursos formativos e cenários de práticas do psicólogo para atuação nas redes intersetoriais; investigar as estratégias de formação focadas na articulação ensino-serviço-comunidade (Residências e PETs) que visam o desenvolvimento de competências para o trabalho comunitário e territorial, bem como para a qualificação profissional nas redes de atenção psicossocial. O grupo pode ser acessado através do e-mail dos professores Magda Dimenstein (mgdimenstein@gmail.com), Jader Leite (jaderfleite@gmail.com) e Candida Dantas (candida.dantas@gmail.com) e pode ser visualizado clicando aqui.
O Núcleo de Estudos Sócio Culturais da Infância e Adolescência desenvolve pesquisas em torno de múltiplas temáticas dessa parcela da população - educação, saúde, institucionalização, políticas públicas, direitos das crianças e adolescentes, violência contra crianças e adolescentes e desenvolvimento em contextos considerados de risco e vulnerabilidade social e pessoal. Assim vários contextos de desenvolvimento são abordados: família, escola, instituições de acolhimento, trabalho infanto-juvenil, exploração sexual comercial, meninos e meninas em situação de rua, dentre outros.
Informações e contato: Profa. Rosângela Francischini (rofrancischini@gmail.com)
É um programa de extensão que articula pesquisa e ensino. Arregimenta alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de saúde, buscando promover uma estreita relação universidade e serviços de saúde e educação. Objetivos: Contribuir para formar profissionais de saúde e educação nas situações de perdas, morte e luto (tanatologia); Estimular a busca do conhecimento, reflexão e discussão em torno da relação espiritualidade, saúde e morte; Estimular a busca do conhecimento, reflexão e discussão (aspectos conceituais e aplicados) sobre os temas: humanização do cuidado em saúde nos vários níveis de atenção e organização dos serviços e na formação dos profissionais de saúde; Estudar práticas de coletivos juvenis em saúde e mobilização comunitária no enfrentamento à violência através da estratégia da arte e cultura em bairros periféricos da cidade do Natal-RN. O Referencial Teórico Metodológico é a Fenomenologia, Ontologia Existencial/ A Hermenêutica, Abordagem Sistêmica da Família e a Educação Popular, aliando estratégias artísticas e culturais. Eixos de trabalho: 1- Estudos sobre a morte (tanatologia); 2- Humanização das práticas do cuidado. Destacam-se os seguintes temas nas extensões, pesquisas e ensino (graduação e pós-graduação): Processo Saúde Doença, Pesquisa qualitativa, Morte, Luto, Cuidados Paliativos, Bioética; Aids, Masculinidades; Diversidade Sexual; Espiritualidade, Culturas Juvenis, Intervenções Psicossociais; Processos de Resiliência e Transpessoalidade, Políticas Públicas. Atualmente atua nos seguintes espaços: o serviço de psicologia dos Hospitais Giselda Trigueiro e LIGA Contra o Câncer; o CRAS, Escola Pública Almerinda do Bairro de Guarapes, Centro de Referências em Direitos Humanos (CRDH), Maternidade Escola Januário Cicco. Possui parcerias com o NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva), HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes), Maternidade Januário Cicco (UFRN); Liga Norte Riograndense contra o Câncer, Hospitail Giselda Trigueiro, Centro Cultural Casa da Ribeira. Tem como parceiros externos: LEM-USP/SP (Laboratório de Estudos sobre a Morte) o LELU- PUC/SP (Laboratório de estudos sobre o Luto), NEPAIDS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS) /USP e ABIA/RJ (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS).
Coordenadores: Profa Dra Geórgia Sibele Nogueira da Silva e Prof. Dr. Marlos Alves Bezerra
E-mail para contato: leths.ufrn@gmail.com ou gsibele@uol.com.br
Criado em 2007, o LAPEN tem com o objetivo de fomentar a pesquisa em neuropsicologia; oferecer serviços de avaliação e reabilitação a diversos setores da saúde e educação, voltados à melhoria da qualidade de vida de pacientes com lesões e/ou disfunções neurológicas e; capacitar graduandos e pós-graduandos nos aspectos teóricos e instrumentais do domínio neuropsicológico. Atualmente, o trabalho de pesquisa do LAPEN está estruturado em cinco linhas de pesquisa: Intervenções Neuropsicológicas nos contextos da educação e saúde; Desenvolvimento Cognitivo e Cultura; Desenvolvimento, adaptação e normatização de instrumentos de investigação neuropsicológica; Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Bases teóricas e filosóficas da Neuropsicologia Histórico-Cultural. No que se refere à extensão, o LAPEN vem se consolidando através de parcerias com instituições de educação e saúde dentro e fora do estado, ampliando a oferta de serviços à comunidade. Neste contexto, destaca-se a criação de núcleos de atendimento à comunidade no Serviço de Psicologia Aplicada da UFRN (lesões cerebrais congênitas e adquiridas, TDA/H e Transtornos de Aprendizagem e; Transtornos do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual); no Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde (CEPS), e nas principais unidades de oncologia pediátrica de Natal/RN. No âmbito do ensino, foram propostas disciplinas na graduação e na pós-graduação strictu-sensu, bem como a oferta de estágio supervisionado em Neuropsicologia no curso de Psicologia da UFRN. Destaca-se ainda a criação do I Curso de Especialização em Neuropsicologia da UFRN.
E-mail para contato: lapen.ufrn@gmail.com
E-mail serviço Neuropsicologia SEPA: serviconeuropsicologia.ufrn@gmail.com
Site: www.hpfhost.com.br/lapen
Criado em 2013 e oficializado em janeiro de 2014 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Sua frente de trabalho envolve o ensino, pesquisa e extensão (intervenção e reabilitação) envolvendo graduação e pós-graduação, buscando, calcado numa visão interdisciplinar e biopsicossocial, integrar áreas das Neurociências e Neuropsicologia, Cronobiologia, Psicologia Cognitiva, Medicina do Sono e Psicologia da Saúde. O GPNaPbC tem em sua composição professores, pesquisadores e laboratórios nacionais e internacionais com parcerias de pesquisa, ensino e extensão, promovendo intercâmbios através de diferentes laboratórios no país e no exterior. Além disso, o grupo já realizou cinco eventos na área de Sono e Cognição, Neurociências e Neuropsicologia do Envelhecimento. Possui três Serviços de Extensão para atendimento á comunidade (avaliação, tratamento, reabilitação e práticas educativas), desenvolvimento de pesquisas de discentes de graduação e pós-graduação, e promoção de cursos de capacitação: Ambulatório de Sono (AMBSONO), Serviço de Psicologia do SAMU, e o Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento. Há, em sua composição, discentes de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, psicólogos e técnicos. Tem diferentes Instituições Locais, Nacionais e Internacionais.
O GPNaPbC pode ser visitado através de seu blog: http://gpnpc.blogspot.com.br
Contatos:
Profa. Katie Almondes – coordenadora do Grupo – katie.almondes@gmail.com
Maria Emanuela Matos Leonardo (administradora das redes sociais) emanuellamatos@hotmail.com
Além das bases de pesquisa, o interessado pode verificar os projetos atualmente em curso e coordenados por docentes-pesquisadores deste Departamento clicando aqui.